Santo Antônio do Pinhal

Santo Antonio do Pinhal

Situada no Vale do Paraíba, região sudeste do Estado de São Paulo, a 170 km da capital, Santo Antônio do Pinhal  abriga uma população em torno de 7.000 habitantes em território de 133 km², na maioria formado por montanhas e vales, e por esta razão considerada uma das 15 cidades do estado com status de estância climática; no inverno a temperatura atinge em média 3º.

A poucos quilômetros da badalada Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal vem recebendo a cada ano um número crescente de turistas atraídos por suas opções de roteiros turísticos e boa gastronomia.

Embora em 2015  comemore 156 anos desde sua fundação em 1860, Santo Antônio do Pinhal não possui monumentos de sua história, mesmo porque, ela foi marcada sobre terras improdutivas e abandonadas (sesmarias) que foram concedidas a agricultores pela Capitania de São Paulo e que foram durante anos disputadas e pleiteadas por Minas Gerais.  Quem vai até lá não encontra museus ou símbolos de passado, com exceção à antiga estação ferroviária Eugênio Lefreve, fundada em 1914 pelos médicos Emílio Ribas e Victor Godinho para transportar pacientes entre o município de Pindamohangaba e a antiga “Vila” de Campos do Jordão.

A Estação foi transformada em um ponto turístico para receber diariamente dois trens de passageiros que originam e terminam em Campos do Jordão. A estação tem um bar famoso por seu bolinho de bacalhau, uma loja de artesanatos, um orquidário e um mirante.

A cidade têm mais de 50 opções de hospedagem entre pousadas e hoteis. Confira aqui !

Para comer em Santo Antonio do Pinhal, não existem muitas opções, mas as disponíveis são excelentes. Uma gastronomia baseada em truta e pinhão. Os preços são compatíveis com o status de região turística.

Quem gosta de caminhadas pode encontrar algumas opções de trilhas fáceis e de nível médio, bem próximas à cidade.

Trilha do Colatário

Quem gosta de caminhadas pode encontrar algumas opções de trilhas fáceis e de nível médio bem próximas à cidade.

  • Trilha do Colatário – Inicia no centro da cidade e dura cerca de 40 minutos em meio à mata.
  • Trilha das Cruzes – Inicia no centro da cidade e têm 1 km de extensão.
  • Trilha do Alto Lageado – Com pouco mais de 4 Km  essa trilha inicia em Campos do Jordão na fazenda Lens e termina em Santo Antonio do Pinhal na fazenda Renápolis.
  • Trilha do Tropeiro – Têm 5 km de extensão e liga os o bairro dos Moura e bairro do Cassununga. Terminando na cachoeira de mesmo nome. O caminho tem trechos bem fechados. É considerada de nível médio/forte para quem não está muito acostumado a fazer trilhas.
  • Trilha do Zigue-Zague – Essa é mais longa. Possui 10 km de extensão. Ela também dá acesso à cachoeira do Lageado e têm trechos de mata um pouco mais fechada e não possui placas indicativas.  É considerada de nível médio.
 O mapa turístico indica outras atividades e lugares para se conhecer em Santo Antonio do Pinhal.  (clique para ampliar)
Mapa turístico S A Pinhal
DSC_0318
O Pico Agudo – é a 15º montanha mais alta do Brasil, com 1.703 metros de altitude.  É usada como rampa de vôo livre e visitada por muitos turistas. É possível o acesso de carro até o topo.

 

DSC_0333

 

DSC_0198
A Bodega, é uma propriedade particular recheada de opções para quem gosta de apreciar cachaças e vinhos artesanais. No local também há uma loja de artesanatos, belos jardins e lagos.

 

mirante do cruzeiro
O Mirante do Cruzeiro é outro ponto tranquilo para curtir a paisagem da cidade.
DSC_0421

Antiga estação ferroviária Eugênio Lefévrè

 

Cachoeira do Lageado
A Cachoeira do Lageado fica dentro de uma reserva e é margeada por muita área verde, onde é possível subir o rio por trilhas nas margens.. Um lugar muito convidativo para um mergulho raso. Frequentemente algumas agências promovem descidas de rapel na cachoeira.

 

Relato de viagem

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s