Certamente uma das maiores aventuras em uma trilha de mata são as travessias, principalmente se nelas existe uma ponte fixa ou pencil de madeira extremamente velha – com alguns pedaços quebrados ..é lógico – e amarradas com cordas a um fio para arrebentar. Mais emoção ainda é quando, ao invés da ponte você encontra uma “pinguela” de madeira velha e sem muita sustentação.
Vamos definir as diferenças:
PONTE “Construção sólida em betão, aço ou madeira destinada a estabelecer comunicação entre dois pontos separados por um curso de água ou por uma depressão de terreno”a
PINGUELA = tronco, viga ou prancha que serve de ponte para travessia.
Os grandes problemas das pontes e pinguelas de madeira são as deteriorações que ocorrem por ação de fungos e intempéries do tempo que vão apodrecendo a madeira. No Brasil muitos acidentes já foram relatados, mas é claro que o trilheiro mais experiente não está incluído na estatística, ou pelo menos espero não estar (rs).
Separei aqui algumas imagens pesquisadas em sites de colegas que já tiveram o enorme prazer de uma travessia emociante, ou no mínimo inusitada.
Veja também: atravessando pontes feitas para o arvorismo

Por falar em acidente: Era meio obvio não era?

Um tronco em cordas. Pode ir, não balança !

Ponte na Cachoeira do Lageado















