Igapó e igarapé são dois termos de origem tupi e designam características geográficas, hidrográficas e botânicas de uma determinada região. No brasil a aplicação dos termos é muito comum na região da bacia amazônica.
IGAPÓ é a definição que se dá para um tipo de vegetação da Amazônia que consegue sobreviver em áreas inundadas, podemos dizer que é a mata que cresce dentro da água. A vegetação dos igapós é bastante densa. As árvores tem em média 20 metros, e atingem de 4 a 5 metros acima da superfície da água. As plantas em sua maioria são hidrófilas ( que sobrevivem permanentemente na água), são os casos da vitória-regia, da orquídea, do mucuri e das bromélias, muito frequentes na flora dos igapós. Em tupi, Igapó significa ” raiz de água”
IGARAPÉ é um termo para designar o curso de um rio ou canal dentro das matas. É muito comum na bacia amazônica e principalmente nas áreas alagadas (igapós). Nos igarapés só navegam embarcações pequenas devido as dificuldades encontradas pela vegetação densa ao seu entorno e pela profundidade baixa. Igarapé significa “caminho de canoa”.
Para ilustrar eu trouxe ao post um trecho de uma viagem que nós fizemos entrando numa região de igapó e navegando em vários igarapés entre o rio negro e o rio solimões. assista o vídeo e boa viagem !










Pingback: Manati Lodge: um hotel de selva, na Amazónia – AEIOU.pt
Pingback: Manati Lodge: um hotel de selva, na Amazónia | Viaje Comigo
Belas imagens! De uma lindíssima floresta que nós temos que preservar a qualquer preço.
CurtirCurtir