
Elvis Presley em cena do filme “O seresteiro de Acapulco” foto site: revistaevidencia.com.br
Uma das cenas mais famosas do cinema foi rodada em Acapulco no México, e tinha Elvis Presley como protagonista.
No filme “O Seresteiro de Acapulco”, (1963) – o personagem de Elvis era desafiado a saltar de um dos pontos mais altos da cidade, o Penhasco “La Quebrada” (a esq). Um salto de quase 30 metros de altura.
Certamente Elvis não teria tido a coragem de saltar, ou no mínimo seus diretores não teriam deixado (rs), sobrou mesmo para um dublê (um dos pescadores da região que iniciou os saltos até hoje muito famosos em Acapulco).
Embora o filme tenha sido rodado em 1963, alguns pescadores já saltavam do penhasco La Quebrada desde o ano de 1934 e mal sabiam que fariam parte da história de um dos esportes ao ar livre mais radicais do planeta.

Penhasco La Quebrada – México
Ainda antes do México, a história relata que entre 1710 e 1794 o rei de Maui – a segunda maior ilha do Havaí – para testar a lealdade de seus guerreiros, os forçava a saltar de penhascos. Alguns anos depois, os havaianos transformaram os saltos como competição que levava em consideração a altura e a movimentação da água como resultado do mergulho.
Desde 1996 os saltos de penhasco são regidos pela WHDF – World Hight Diving Federation, uma entidade autônoma que organiza e promove as competições pelo mundo.
A RED BULL também patrocina competições chamadas de RedBull Cliff Diving
Para participar, os atletas cumprem normas rígidas de segurança, assumem por sua única responsabilidade os riscos de acidentes produzindo inclusive apólices de seguro, submetem-se a regras de patrocínio, regras sobre os trajes de banho, entre outras exigências.
As provas masculinas são realizadas entre 22 e 27 metros de altura e as femininas entre 18 e 23 metros
A profundidade mínima da água deve ser de 5 metros
as plataformas instaladas nos penhascos devem ficar a mais ou menos 1 metro da linha vertical do salto, embora alguns atletas prefiram saltar da própria rocha.
Em terra deve estar uma equipe médica, e em água no mínimo 2 mergulhadores para suporte.
Os atletas podem usar proteções para articulações (cotovelos, punhos, joelhos, etc) e proteção para os dentes.
Cada salto recebe uma classificação (grau de dificuldade). As notas são aplicadas de 0 a 10. A menor e a maior nota são desconsideradas e a soma das notas válidas é multiplicada pelo grau de dificuldade atribuído ao salto, resultando a pontuação obtida pelo atleta.
Atualmente o maior campeão de saltos de penhasco é o colombiano Orlando Duque





Fontes: sites www.revistaevidencia.com.br; http://www.whdf.com; http://www.redbull.pl;









