O circo sempre provocou espetáculo e admiração em crianças e adultos. E é nesse mundo circense que nós nos habituamos a ver – e quase sempre aflitos e sem fôlego- artistas que caminham e fazem malabarismos em cordas suspensas a metros e metros de altura do picadeiro.
Depois de anos parece que essa atração do mundo do circo sai das lonas e dos picadeiros para ganhar as praias, parques e montanhas. Vamos falar do Slackline, uma atividade que consiste em caminhar e fazer malabarismos sobre fitas especiais esticadas entre duas extremidades.
Essa atividade caiu no gosto dos brasileiros em meados de 2010. Por ser tema de várias competições pelo mundo ganhou status de esporte, entretanto, para quem não pratica com a intenção de competir, pode se tornar uma atividade física para deixar o corpo e a mente em equilíbrio. O slackline começou a ganhar popularidade quando alguns alpinistas em seus acampamentos esticavam suas cordas e tentavam equilibrar-se sobre elas, caminhando a poucos metros do chão.
O esporte utiliza um kit básico e possível de ser carregado para qualquer parte. É composto de uma fita de nylon resistente que pode suportar um peso médio de 3 toneladas, têm em média 50 mm de largura e 25 metros de comprimento, vêm acompanhado de uma catraca que funciona como esticador para a fita e uma proteção para árvores. Em algumas situações é aconselhável o uso de uma cinta de segurança principalmente para uso em alturas que podem provocar riscos de acidentes graves por queda. a Preparação do Slackline é bem simples. Esse passo a passo foi montado a partir das instruções da Gibbon um dos principais fabricantes de materiais para slackline
Quando esticada permite que o praticante caminhe de uma extremidade à outra, arriscando algumas manobras similares às que são feitas em camas elásticas, só que aqui em cima de uma fita de 5 centímetros de largura. A Rocklin, outro excelente fabricante de materiais para slackline no Brasil, mostra em um vídeo a tecnologia empregada na fabricação das fitas. Tudo para garantir segurança ao praticante.
O slackline pode ser praticado por pessoas de qualquer faixa etária. Ajuda no fortalecimento da musculatura, no equilíbrio e na concentração, além de provocar boas risadas até em quem por ventura se desequilibre e caia no chão.
Como esporte, já ganhou diversas modalidades:
- Trickline –Praticado a partir de 30 cm de altura
- Highline -Praticado em alturas superiores a 5 metros.
- Waterline -Praticado sobre a água. É uma das modalidades mais preferidas pelos praticantes porque não há tantos riscos nas quedas. Ideal para piscinas e praias.
A Gibbon produziu um vídeo no Rio de Janeiro, e o chamou de slacklife. Na produção alguns amigos são acompanhados em suas rotinas diárias para praticar o slackline nas mais belas paisagens da cidade. (aqui o video está editado para um tempo bem menor de exposição. Você pode ver o vídeo completo no youtube)









