Caminhada Nórdica – A nova mania mundial

Talvez você já tenha visto alguém caminhando por algum parque com dois bastões empunhados nas mãos, assim como esquiadores. Se não viu, prepara-se ! a cada dia mais e mais pessoas praticam caminhadas com bastões, elas estão fazendo a chamada:  Caminhada Nórdica.

A atividade consiste em caminhar com dois bastões (sticks) empunhados nãos mãos. Estes bastões são bem similares aos utilizados nos polos de esqui, entretanto possuem uma alça em sua extremidade superior  por onde passam os punhos, e pontas de borracha na extremidade inferior, para dar aderência no solo.

Fabricadas em alumínio ou fibra de carbono, os bastões pesam cerca de 120 gramas cada um e possuem uma regulagem telescópica para deixar a empunhadura na altura ideal do praticante. Seu uso deve estar na altura dos antebraços flexionados a 90º do corpo.

À medida em que o praticante caminha, quando os braços se estendem para trás, os bastões giram pelos punhos e são levados novamente pelos braços à frente do corpo, onde praticante os empunha nas mãos e repete o movimento. Outra forma de utilizá-los é não soltando da empunhadura das mãos, a forma mais comum.

Homem empunhando bastão caminhada

O exercício tem chamado a atenção de muitos especialistas da área de fitness e da área de saúde em função dos benefícios que proporciona ao corpo. Uma caminhada nórdica de 1 hora chega a queimar 400 calorias. Para se ter um comparativo, uma hora de caminhada normal queima 250 calorias e uma hora de ciclismo 350 calorias.

Isto acontece porque ao utilizar os bastões, o carpo humano movimenta praticamente todos os músculos em especial o trícipes (ombros, costas e peito). O apoio dos bastões reduz o impacto para os joelhos, o que aumenta a capacidade de caminhadas em ritmo maior, e desta forma obtêm-se uma frequência cardíaca entre 10 e 20% maior do que o normal,  aumentando a capacidade aeróbica do praticante.

Outro benefício está na região lombar e do pescoço, porque ao utilizar os bastões a tendência é que a pessoa caminhe em postura mais reta e isto alivia as musculaturas destas regiões. As mãos também trabalham muito porque são abertas para girar o bastão quando atrás do corpo e voltam a fechar para segurá-los no momento de impulsionar os passos para frente.

O Corpo durante a caminhada nórdica

Existem muitas versões sobre a origem da caminhada nórdica. Uma das versões – e tida como oficial – registra que a atividade nasceu na Finlândia em 1997 através de Mauri Repo, um treinador de esqui cross-country, que utilizava a técnica de treinamento com bastões fora das estações de esqui para aumentar a capacidade aeróbica de seus alunos.  Pela Finlândia fazer parte juntamente com Dinamarca, Islândia e Noruega, dos chamados países nórdicos, vem daí a denominação de Nordic Walking.

Outra versão dá conta que nos Estados Unidos em 1998 , Tom Rutlin um professor de educação física começou a promover uma atividade chamada Exerstriding, que também utilizava os bastões como acessório.

Em 2000, Aki Karihtala – um executivo finlandês do setor de materiais esportivos –  fundou uma associação denominada: INWA – (International Nordic Walking Association ) para promover a atividade em todo o mundo. Através da  associação foram criados vários programas de formação de instrutores e a indústria de materiais esportivos entrou de vez na fabricação de acessórios e deu um grande empurrão na popularização da atividade.

Não há números exatos de praticantes no Brasil mas considerando o grande crescimento dos esportes e atividades ao ar livre, não será muito difícil que a caminhada nórdica caia no gosto dos brasileiros.

 

mulher fazendo caminhada nordica

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário