Arrumando a bagagem para viajar

A mochila ideal e os acessórios úteis para trilhas e acampamentos.

dreamstime_xs_19790669Se existe um item indispensável em uma viagem, este item é a mochila. Principalmente para trilhas e caminhadas longas , com ou sem acampamento.

Veja algumas dicas importantes na hora de arrumar a bagagem:

Procure utilizar mochilas próprias, elas são chamadas de “cargueiras” em função de possuírem uma amarração regulável na linha de cintura ” conhecidas como barrigueiras” .

O tamanho ideal da mochila deve ser proporcional à coluna, deve se “moldar” às costas,  acomodada acima da linha de cintura e da lombar.

Recomenda-se que o peso não ultrapasse 10% em relação ao peso corporal da pessoa que a carrega.

A arrumação dos acessórios é uma questão muito pessoal.

Normalmente os itens de maior peso são acondicionados na parte inferior da mochila, ou seja, na altura da cintura, desta forma a barrigueira quando bem presa, alivia e distribui o peso em relação a sua lombar.

Os itens de maior manuseio tais como cantil, facas / canivetes, lanternas, entre outros, são guardados normalmente nos compartimentos externos.

Agasalhos e roupas para troca devem ser guardados em lugar de fácil manuseio para você não desarrumar sua bagagem ao retirá-los.

Procure levar alimentos leves e saudáveis tais como frutas e cereais, normalmente acondicionados em recipiente hermético, se preferir existem no mercado mochilas “cargueiras” térmicas.

O que Usar

Camisetas

Procure usar camisetas próprias para esporte. Elas são feitas de material sintético e com ventilação para seu corpo não reter calor e poder transpirar. Dependendo da temperatura, as camisetas de algodão são bem confortáveis. Para baixas temperaturas utilize as camisetas de manga longa com tecido térmico, chamadas de 2a. pele. Evite tecidos escuros em dias ensolarados.

Calçados                                                                                                                                                                                                                                                                                   –

Os melhores calçados para caminhada são as botas. Produzidas normalmente com material impermeável, protegem os pés de terrenos molhados. O solado é especial para evitar escorregões e permitem aderência em terrenos arenosos e com pedras. O cano alto evita torções. Procure amarrar com bastante pressão para que seus pés fiquem confortáveis e firmes. Para terreno planos, (terra ou asfalto) , pode-se optar por tênis específicos para caminhada ou running .

Evite usar calçados pela primeira vez em sua caminhada.

Os pés merecem atenção especial. Normalmente depois de horas, os inchaços, dores e formações de bolhas são muito comuns. Para evitar estes desconfortos procure seguir estas dicas:

  • Nas paradas, retire seu calçado e deixe seus pés ventilarem, se possível banhe-os em água durante 5 ou 10 minutos, isto vai ajudar na hidratação;
  • Procure levantar suas pernas apoiando sobre sua mochila ou outro objeto, permaneça assim por alguns minutos, isto vai ajudar na pressão arterial e no fluxo sanguíneo;
  • Não caminhe durante muitas horas com a mesma meia. à medida em que você anda, as meias podem ficar úmidas por suor e isto pode acarretar a propensão para fungos e atritos;
  • No caso de aparecem bolhas, procure não retirar a pele, apenas faça um furo para drenagem e proteja com uma atadura (esparadrapo micro poro ou similar). Para evitar bolhas é comum utilizar cera de vaselina entre os dedos, isso ajuda a evitar atrito;
  • Cuide também de suas unhas, elas podem tornar-se um grande inimigo de seus pés;

Calças e bermudas

As bermudas normalmente são as com algodão, mais elásticas e confortáveis. Uma dica: Bermudas com  comprimento abaixo dos joelhos geram atrito durante a caminhada e podem atrapalhar os movimentos das pernas.

Para ganhar mobilidade na guarda dos objetos de uso frequente, utilize bermudas com bolsos laterais, frontais e traseiros, de preferência as de fechamento com velcro.  Nada de zíperes, eles podem causar arranhões no caso de queda, aliás, não guarde nos bolsos nenhum objeto que possa causar ferimento.

Bonés e Chapéus com abas, são grandes aliados em caminhadas. Além de protegerem do sol e do vento, protegem também de arranhões no caso de caminhadas em trilhas na mata, além disso podem ajudar na rápida identificação no caso de alguém se perder do grupo, principalmente se as cores utilizadas forem de tom vivo, assim como o amarelo ou laranja.

Para caminhadas em torno de rochas ou encostas, em altura considerada de risco de queda vertical, é apropriado o uso de um capacete (os utilizados para escaladas)

 

O que levar (check-list) Itens básicos e opcionais

 

Um comentário sobre “Arrumando a bagagem para viajar

  1. Pingback: Do cajado aos bastões de caminhada – Novas tecnologias para velhas necessidades | Trilhas e Prosas

Deixe um comentário