Quando fazemos algum exercício ou atividade física, nosso organismo se incumbe de repor as fontes energéticas para regular as funções fisiológicas.
O Fígado e os músculos são grandes “armazéns” destas energias, chamadas de “glicogêneos” ou, os famosos carboidratos. Entretanto, dependendo do tempo e da intensidade da atividade física, esses níveis de “estoque de energias” não são suficientes para suprir o que o nosso corpo vai consumindo, e isto é suficiente para gerar fadigas, contrações musculares e desidratação. Por esta razão, recomenda-se a ingestão de carboidratos antes, durante e depois da atividade.
Os alimentos ricos em fibras e carboidratos são divididos em grupos

Embora estes alimentos possam ser nutrientes para o corpo em atividade física, aos mais sedentários é sempre recomendada a orientação de um nutricionista, pois embora nutrientes, são também fontes de gorduras e fibras, por isso sua ingestão deve ser feita entre 3 e 4 horas antes da prática esportiva ou da atividade física, dando tempo de absorção e digestão para o organismo e evitando algum desconforto.
Durante os exercícios uma boa opção é a ingestão de bebidas isotônicas, que também são fontes de carboidrato e hidratam o corpo.
Confira aqui outras dicas de saúde na prática de esportes de aventura









