Pedômetro, Sensor de Passadas ou GPS de Navegação?

Para alguns praticantes de corridas ou caminhadas, o uso do acessório para marcar passadas é quase indispensável. O que não faltam nestes aparelhos são funções: cálculo dos metros percorridos, número de passadas, velocidade,  batimentos cardíacos, medidor de  calorias, cronômetro, mapas, indicadores de temperatura, vento, altitude, além de rádio ou mp3 (para uso em outras finalidades).
A popularidade destes medidores vem crescendo tanto, que alguns cardiologistas já utilizam em seus pacientes para registrar informações que auxiliam em diagnósticos ou tratamentos.
No mundo esportivo muitas são as opiniões sobre qual desses aparelhos apresenta melhor precisão de dados.  analisar.

 Sensor e Pedômetro como usar

Os pedômetros são acoplados ao tênis e possuem um sensor que mede uma passada quando a pessoa faz os movimentos de andar ou correr, entretanto eles só registram a quantidade de movimentos e não conseguem registrar os metros que foram percorridos.
Imagem : Divulgação / Adidas

Imagem : Divulgação / Adidas

Já um sensor de passadas e um GPS podem medir os metros percorridos, mas para isto é necessário que haja um regulagem ou uma “calibração” antes do início da caminhada ou corrida.
Enquanto os sensores são fixados na pessoa (braço, cintura, cadarços dos tênis) e são acoplados ao calçado) os GPS´s necessitam de sinal de satélite para registrar as contagens.
Ambos têm grande precisão, nos GPS´s de navegação por exemplo, a variação fica entre 15 e 30 mts e nos sensores há possibilidade de até 97% de precisão.
Além dos prós, existem os contras. Os sensores podem variar sua precisão caso a pessoa altere seu ritmo e consequentemente o espaçamento das passadas sem refazer a calibragem do aparelho, já nos GPS´s esta a medição está sujeita ao sinal dos satélites.
GPS de navegação
As condições de uso e as adaptações pessoais, fazem com que a escolha seja muito pessoal e isto torna difícil a conclusão de qual das opções é a melhor.
 

 

 

Deixe um comentário