Em Abril deste ano, e eu a Lis, minha esposa estávamos em casa numa sexta feira e resolvemos abrir o Sábado na estrada. Depois de algumas pesquisas na internet, descobrimos uma pequena pousada em Monte Verde – MG. Resolvemos fazer uma reserva e partir bem pela manhã.
Saindo de Camanducaia em direção a Monte Verde fizemos uma parada no Chalé da Tânia. Se eu pudesse descrever a Tânia com uma só palavra eu usaria: “Alegria”. A parada era pra tomar uma água e comprar alguns queijos. Ficamos por quase 1 hora nos deliciando com as gargalhadas da Tânia.

A Tânia (esquerda) com a Lis.
Seguindo viagem chegamos ao nosso destino: Pousada Encanto da Serra. A pousada fica a a 5 km da cidade. Quem for a esta pousada vai encontrar um lugar lindo, confortável e minuciosamente cuidado pelos proprietários Claudinei e Eliane, que por sinal sabem como receber seus hóspedes com extrema simpatia.
A Pousada tem motos e “gaiolas” que são usados para passeios na região. O guia é o próprio Claudinei, que quando chegou a Monte Verde, fez uma roteiro com 36 passeios diferentes, que duram praticamente o dia inteiro. Neles estão incluídas caminhadas pela mata, cachoeiras, visitas a fazendas e sítios de colonos alemães entre outros.

foto de um dos chalés da pousada
Saindo da pousada em direção à Monte Verde, caminhei por cerca de 2 km até encontrar um trilha à beira da rodovia. Resolvi explorar para ver onde ela terminava.
Como a região de Monte Verde é cercada por uma mata densa, em alguns trechos não era possível ver os raios de sol e em outros a mata se abria quase que formando um túnel. muito legal !

Um dos trechos mais bonitos da trilha
Quando a trilha se abriu, encontrei um lugar onde há algumas chácaras e descobri que esta trilha tinha sido aberta a algum tempo pelos moradores que queriam cortar caminho para a rodovia. O final desta trilha termina na porteira de uma fazenda (ou sítio).












